sábado, 15 de novembro de 2014

Manoel por Manoel

“Ao nascer eu não estava acordado, de forma que não vi a hora. Isso faz tempo. Foi na beira de um rio. Depois eu já morri 14 vezes. Só falta a última.”


Manoel de Barros 
"Eu tenho um ermo enorme dentro do olho. Por motivo do ermo não fui um menino peralta. Agora tenho saudade do que não fui. Acho que o que faço agora é o que não pude fazer na infância. Faço outro tipo de peraltagem. Quando eu era criança eu deveria pular muro do vizinho pra catar goiabas. Mas não havia vizinho. Em vez de peraltagem eu fazia solidão. Brincava de fingir que pedra era lagarto. Que lata era  navio. Que sabugo era um serzinho mal resolvido e igual a um filhote de gafanhoto.
Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do que comparação.
Porque se a gente fala a partir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas garças, de um passáro e sua árvore. Então eu trago de minhas raízes crianceiras a visão comugante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela. Era o menino e os bichinhos. Era o menino e o sol. Era o menino e as árvores."
(trecho retirado de 'Memórias Inventadas - A Segunda Infância')





Grandes mestres da literatura brasileira se foram neste ano: João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves, Ariano Suassuna e, agora,  Manoel de Barros. Todos deixarão saudades.
Manoel de Barros, porém, era o meu preferido; ele não deixará saudades apenas, deixará o Brasil mais pobre de poesia.
Sentirei sempre falta de suas palavras que encantam.
Ainda bem que ele deixou um legado enorme, pois quando a saudade bater com força, poderemos ler e reler sua obra.






Com tanto escritor de qualidade partindo a biblioteca do paraíso ficará garantida!
 
Descanse em paz, poeta!

2 comentários:

  1. Também meu predileto!
    Quero convidar-te a assistir um vídeo de quinze minutos sobre o poeta.

    Aqui: http://despassarado.blogspot.com.br/2015/03/dedicatoria.html

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Paula!
    É realmente muito lindo. Obrigada por compartilhar o vídeo comigo!
    Beijos

    ResponderExcluir