sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cuidado que lá vem cuspe!

Sempre que eu moro ou visito algum lugar fora do meu país de origem fico atenta aos costumes dos nativos. Faço isso porque tento entender antes de fazer qualquer crítica ou colocação negativa sobre a cultura dos outros. Foi pensando nisso que há aproximadamente dois anos venho observando os chineses e seu modo tão diferente de ser. Não posso deixar de dizer que entre tantos costumes peculiares a estranha mania de cuspir e arrotar em público me chamou bastante a atenção. Só que chamou minha atenção de uma forma não tão positiva, ou seja, me incomodou muito.

Por favor, não cuspa no chão!



Para nós, ocidentais, esse tipo de comportamento é feio, deselegante e fere as normas da boa educação e higiene, certo? Mas, e para os chineses?
Para eles, acreditem, é a coisa mais natural do mundo; eles não se sentem nem um pouco constrangidos em realizar tal tarefa em público... e foi essa falta de constrangimento que me levou a querer saber o porquê de fazerem isso o tempo todo, em qualquer lugar, com a maior naturalidade. Então, fui atrás de fuçar algumas informações e descobri que esse costume está relacionado com uma tradição milenar que diz: se existe algo dentro de seu corpo que o incomoda e que, de alguma forma, possa te causar mal, você deve expulsá-lo imediatamente.
Vocês devem estar imaginando as milhares de situações desagradáveis pelas quais um estrangeiro recém-chegado em terras chinesas, como eu há dois anos, passa. Por exemplo, são cuspidas e arrotos que te pegam completamente desprevenida! Sim, minha gente, não é brincadeira, isso na China é coisa séria... ;)!


É bem verdade que aqui em Hong Kong eles são um pouco mais cuidadosos, mas basta atravessarmos a fronteira e entrarmos na China Continental para notarmos como esses hábitos estão ainda mais arraigados no dia a dia dos chineses. É uma prática tão comum entre eles, mas tão descabida para um estrangeiro, que nem tem como não causar uma sensação de desconforto. Vocês podem até achar que eu estou exagerando, mas quem já esteve na China sabe muito bem sobre o que estou falando!!
Já deu pra notar que não é nada fácil viver no país dos outros, não é nada fácil se enquadrar e conviver com costumes que a gente desconhece e tem 100% de certeza que nunca vai, e nem faz questão, de aprender.
Apesar de achar que devemos nos esforçar ao máximo para que a adaptação aconteça, apesar de achar importante ter a mente livre de preconceitos e abrir a cabeça para o novo para aprender a conviver com as diferenças - estou ciente de que com alguns hábitos, por mais esforço que façamos, nunca seremos capazes de nos habituar.
Eu sabia que  morar em um país com uma cultura tão distinta da minha não seria assim tarefa tão fácil. Sabia também que teria que conviver com coisas boas e com aquelas não tão boas assim... e digo pra vocês: eu tentei, juro que tentei, agir com naturalidade diante dessa mania tão descabida, mas não deu.
Sei que faz parte da cultura e respeito isso, mas os chineses que me desculpem, com esse hábito, tão tipicamente chinês, a expatriada aqui nunca conseguirá se adaptar. 
E você, já passou por alguma situação constrangedora no lugar onde vive? Conte, adoraria saber! 

4 comentários:

  1. N aultima vez que estive aqui, nao consegui comentar por conta do verificador de palavras, que dizia digite as letras mas nao aparecia a letras só um interrogacao era o que estava no canto das letras, vou tentar de novo rsrs
    Dai eu segui pra nao perder vc de vista
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, nem sabia que tinha essa parada de verificador de palavras pra poder comentar aqui. Deve ser porque sou nova no pedaço que desconheço certas regrinhas.
      De qualquer forma, obrigada por não desistir de comentar.
      Beijinhos ;)

      Excluir
  2. Obaaaaaaaa deu certo. obg pela visita. bjs

    ResponderExcluir