Pular para o conteúdo principal

Festival do Barco do Dragão

The Dragon Boat Festival

Houve aqui em Hong Kong e na China Continental uma festa bastante especial e aguardada: The Dragon Boat Festival (Festival do Barco do Dragão), que é também conhecido como Tuen Ng Festival. Esse evento acontece todos os anos, no quinto dia da quinta lua do calendário lunar - neste ano caiu quarta-feira, 12 de junho.
Festival do Barco do Dragão nada mais é que uma competição de barcos a remo. Cada barco tem capacidade para aproximadamente 22 pessoas, que embaladas por som de tambores, remam com toda sua força para alcançar a linha de chegada. Os participantes são muito bem preparados fisicamente e levam a competição muito a sério. 
Mas para entender direitinho a origem desse acontecimento precisaremos viajar um pouquinho no tempo, temos que regressar ao passado até encontrarmos Qu Yuan.

foto da net

foto da net

Qu Yuan (475 - 221 a.C) foi um político e poeta chinês que trabalhou junto ao Imperador Huai no Reino de Chu. Ele vivia inconformado com a corrupção do governo da época e em protesto ao imperador, atirou-se no rio Mi Lo e suicidou-se. Seus compatriotas ficaram horrorizados com sua atitude e saíram em barcos a toda velocidade à sua procura. Em vão tentaram resgatá-lo. Eles bateram tambores para afugentar os peixes e alimentaram-os com arroz para impedir que atacassem e devorassem o corpo do poeta. 
A lenda não conta se o sacrifício de Qu Yuan ajudou realmente para que o imperador mudasse algo em seu governo, mas certamente causou um grande impacto sobre o povo chinês da época.
Hoje, esse resgate fracassado do passado é comemorado com corridas de barcos, tambores e muita alegria. O destaque do festival é naturalmente a competição e os próprios barcos, que chamam muita atenção pela beleza: são longos, ornamentados com cabeças e caudas de dragão.
A corrida do barco do dragão simboliza as virtudes chinesas, a união no trabalho em equipe e a cooperação. De fato, para ganhar a competição é necessário unir forças. 

A cultura chinesa é muito rica em festividades, estou sempre sendo surpreendida por alguma comemoração cujos significados desconheço, mas ainda assim não deixo de aproveitar ao maximo; vou me esforçando e tentando entender pouco a pouco. Mesmo antes de vir morar por estas bandas, já me chamava bastante atenção essa fascinação que os chineses têm pelo dragão. Para eles esse animal é do bem, representa a força, é símbolo da benevolência e proteção, daí o seu estado de exaltação.
Achei essa festa uma oportunidade única de conhecer algo completamente diferente pra mim. Vi no festival mais uma ocasião para diversão, já que a atmosfera é superanimada, colorida e de excelente astral. O espírito de alegria paira sobre todos, e uma coisa não posso negar, os chineses sabem como se divertir.
Eu fui lá bisbilhotar um pouquinho e comer bolinho de arroz, uma comida chinesa que é a cara do festival.


O vídeo abaixo mostra um pouquinho da atmosfera durante a festa:



A importância desse acontecimento é tanta que é inclusive feriado oficial em toda China.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10º Bookcrossing Blogueiro

"Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece." Carlos Ruiz Zafón Começou o 10º BookCrossing Blogueiro, o projeto pra lá de bacana que a  Luma Rosa,  do blogue   Luz de Luma, Yes Party,   organiza duas vezes por ano. Quem quiser participar está convidado, basta apenas escolher aquele livro que está abandonado na estante, colocar um recadinho dentro explicando que ele não está perdido, que é um livro livre (que deve ser lido e outra vez libertado) e deixá-lo em algum lugar público para que alguém o encontre. Você pode também entregá-lo diretamente a alguém ou enviá-lo pelo correio. O importante é entrar na brincadeira com gosto, participar e ajudar a compartilhar livros por aí. Escolhi três livros para libertar. Quem estiver inte...

BookCrossing Blogueiro, 8-ª edição!

Mais uma vez começará o divertido  BookCrossing Blogueiro , organizado pelo blogue  Luz de Luma, Yes Party.   O objetivo do BookCrossing Blogueiro é "libertar" livros de nossas estantes para que outras pessoas os possam ler também, estimulando assim o hábito da leitura. Quem quiser entrar na brincadeira sinta-se convidado. É muito simples participar, basta apenas selecionar o livro que deseja passar adiante, colocar um bilhete dentro (modelo  aqui)  explicando que ele não está perdido, que deve ser lido e libertado outra vez... Fácil, né?! Um dos livros que escolhi para libertar é  O Castelo de Vidro , da jornalista norte-americana Jeannette Wallls . O Castelo de Vidro foi-me enviado da Alemanha por uma querida amiga virtual ( Obrigada, Nina! ). O livro está agora em Hong Kong e ansioso para seguir circulando livremente por aí... Já o li e gostaria de oferecê-lo a outro leitor, porém de uma forma um pouco diferente: via correio. Quem tiver intere...

Terra Americana, Jeanine Cummins

“Às vezes a experiência de leitura pode ser corrompida por um número excessivo de opiniões.” Em  Terra Americana  a escritora  Jeanine Cummins  relata a forma pouco convencional e bastante irresponsável como os migrantes mexicanos, hondurenhos e guatemaltecos viajam do Sul do México até à fronteira Norte dos Estados Unidos. Contrariando a norma e o bom senso, homens, mulheres e até mesmo crianças ficam por mais de três mil quilômetros em cima de trens de carga, conhecidos como  La Bestia , sem nenhum tipo de segurança ou proteção. Es ses viajantes enfrentam além das intempéries, quedas seguidas de amputações, subornos, sequestros, estupros, às vezes perdem até mesmo a vida na tentativa de alcançar o sonho americano. Cummins, que é norte-americana, não teve seu livro bem recebido pela comunidade latina nos EUA… A escritora, por não ser latina, não foi considerada idônea o suficiente para discorrer acerca desse tema e foi acusada de se apropriar de um lugar d...