terça-feira, 17 de setembro de 2013

De castelo em castelo...


Nas minhas férias de julho do ano passado dei uma passadinha em Castilla y León, na Espanha. Mesmo já tendo morado por alguns anos na terra de Cervantes, nunca tinha estado nessa parte do país. Aproveitei, então, para fazer meus passeios básicos por algumas cidadezinhas da região e conhecer algumas construções históricas que há por lá, que não são poucas. Aliás, a maior concentração de castelos existentes na Espanha se encontra justamente em Castilla y León – e a maioria deles tem um valor histórico altíssimo.
Entre os passeios que fiz o que mais gostei foi a excursão Rota dos Castelos. Trata-se de um percurso interessantíssimo que se pode fazer comodamente de carro, parando em cada um dos castelos existentes na região. É um passeio incrível, recheado de história, encanto e beleza. Saí de Palência em direção a Madrid e fui fazendo as paradas que julguei necessárias para conhecer algumas das construções. Não vou mencionar todos os edifícios que fazem parte dessa rota, mas gostaria de chamar a atenção para dois deles:
O Castelo de Coca, uma construção do século XV, considerada uma das fortalezas mais imponentes de toda Castilla y León e, na minha opinião, a atração do passeio. Está localizado na cidadezinha de Coca, Província de Segóvia. Foi construído em 1543 tendo como responsável o arcebispo Alonso Fonseca. É todo feito de tijolos e ladrilhos seguindo o estilo gótico-mudéjar. Os ladrilhos dão um aspecto bastante bonito na fachada e o diferencia dos outros, além disso é cercado por um fosso bastante profundo que aumenta ainda mais sua beleza. Pertence à Casa de Alba, porém foi cedido ao Ministério de Agricultura e hoje abriga uma escola de Silvicultura e um Museu de Esculturas de Madeira Românica. Em 1931 foi declarado Monumento Nacional.


Castelo de Cuéllar é outro monumento imperdível. Localiza-se na cidadezinha de Cuéllar, província de Segóvia. Passou por várias transformações no decorrer dos séculos tanto em relação ao estilo arquitetônico quanto à sua ampliação. Foi sendo transformado pouco a pouco até virar um suntuoso palácio, com misturas de vários estilos arquitetônicos dos séculos XIII ao XVIII, sendo que os predominantes são o gótico e o renascentista.
O castelo foi palco de vários acontecimentos históricos e recebeu hóspedes ilustres. No final do século XIX foi praticamente abandonado e mais tarde transformado em um local destinado a presos políticos; chegou até mesmo a possuir um hospital para doentes da tuberculose, funcionando dessa forma até 1966. É propriedade dos Duques de Albuquerque, mas está cedido ao Ministério de Educação e Cultura. Hoje, funciona como um Instituto de Educação Secundária.







Durante os feriados se realizam visitas guiadas teatralizadas conhecidas como O Castelo Habitado, no qual artistas se transformam em personagens que habitaram o local, são justamente esses personagens que apresentam o castelo ao público. Infelizmente no dia em que estive por lá não foi possível presenciar nenhuma visita guiada.
O castelo foi declarado Monumento Histórico em 1931. O mais interessante do passeio fica por conta dos detalhes da arquitetura, da comparação que é possível fazer entre uma construção e outra (quem entende disso, é claro, não é o meu caso!) e da vista que se pode ter a partir dos monumentos.

Sair me metendo nos lugares mais escondidinhos pra conhecer, fotografar e, principalmente, para aprender um pouco sobre a história local é a parte que mais gosto. Pra quem também curte esse tipo de atividade, a Rota dos Castelos é uma boa pedida, sobretudo pra quem gosta de História e  prédios da Era Medieval.

4 comentários:

  1. Eu adoro castelos!! E aqui pela Europa há muitos :-). Eu ainda não visitei a Espanha e tenho muita vontade de conhecer. Quem sabe até não visite essa região linda de Castilla y León? :-). Dias lindos e lindas fotos!! Adorei! Bjss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Sandra!
    A região de Castilla y León é muito linda mesmo, adorei ter ido conhecer. Quando puder vá conhecer também, só evite de ir no verão porque o calor é insuportável, quase morri de insolação... hahahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Um lindo e histórico passeio, sem dúvida.
    Beijo, Day.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Lúcia, pra quem curte História é um passeio mais que indicado.
    Obrigada pelo comentário!
    Beijo

    ResponderExcluir