segunda-feira, 14 de abril de 2014

BookCrossing Blogueiro, 8-ª edição!


Mais uma vez começará o divertido BookCrossing Blogueiro, organizado pelo blogue Luz de Luma, Yes Party. 
O objetivo do BookCrossing Blogueiro é "libertar" livros de nossas estantes para que outras pessoas os possam ler também, estimulando assim o hábito da leitura.
Quem quiser entrar na brincadeira sinta-se convidado. É muito simples participar, basta apenas selecionar o livro que deseja passar adiante, colocar um bilhete dentro (modelo aqui) explicando que ele não está perdido, que deve ser lido e libertado outra vez... Fácil, né?!

Um dos livros que escolhi para libertar é O Castelo de Vidro, da jornalista norte-americana Jeannette Wallls.
O Castelo de Vidro foi-me enviado da Alemanha por uma querida amiga virtual (Obrigada, Nina!). O livro está agora em Hong Kong e ansioso para seguir circulando livremente por aí... Já o li e gostaria de oferecê-lo a outro leitor, porém de uma forma um pouco diferente: via correio.
Quem tiver interesse em lê-lo basta me avisar que eu o enviarei - para qualquer parte do planeta. A ideia é essa: receba, leia e passe adiante para que outras pessoas também o leiam - assim daremos continuidade ao BookCrossing e contribuímos um pouquinho mais com a propagação da leitura.
Fiquem atentos, a oitava edição do BookCrossing Blogueiro acontecerá de 16 a 23 de abril

     
Sobre o livro:

Editora Nova Fronteira
"O Castelo de Vidro é um impressionante relato de superação e amor. Neste surpreendente livro de memórias, a famosa jornalista norte-americana Jeannette Walls mostra como conseguiu lidar, até a adolescência com a excentricidade, a negligência e a falta de dinheiro dos pais.
Rex e Rose Mary Walls eram pais nada convencionais. Rex era um escritor fracassado, um homem brilhante e carismático. Sabia que sua família era especial e por isso sonhava em construir uma grande casa no deserto, O Castelo de Vidro. Compreendia perfeitamente a imaginação dos filhos. Ensinava-lhes física, geologia e, acima de tudo, como enfrentar a vida intrepidamente. Em uma noite de Natal, ofereceu a cada um deles uma estrela de presente. Mas, quando estava bêbado, Rex era desonesto e violento. Rose Mary,  pintora e escritora era uma mulher alheia às necessidades dos filhos e pensava mais na arte do que na comida e no bem-estar da família.
A princípio, os Walls viviam como nômades. Mudavam-se constantemente de uma cidade para outra, habitando armazéns abandonados e acampando nas montanhas. Praticamente todo o dinheiro vinha de bicos do pai, mesmo a mãe sendo uma professora diplomada. Mais tarde, quando não conseguiam mais se sustentar com suas fontes de renda incomuns - ou quando o glamour de uma vida de aventuras desapareceu - recolheram-se numa pequena cidade mineradora de Welch.
O pai fazia de tudo para fugir da realidade, bebia, roubava dinheiro de casa e passava dias desaparecido. A mãe nao ligava para os filhos. Assim, Jeannette aprendeu a sobreviver muito cedo. À medida que os problemas da família aumentavam, Jeannette, as duas irmãs e o irmão tinham que cuidar de si mesmos sozinhos - arranjavam comida, limpavam a casa e encorajavam os pais a trabalhar, enquanto se amparavam mutuamente e procuravam dar alguma normalidade às suas vidas. Quando finalmente Jeannette e os irmãos tomaram coragem para abandonar Welch e tentar o sucesso em Nova York, seus pais os seguiram e optaram, finalmente, por viver como sem-teto, mesmo enquanto os filhos prosperavam.
Durante vinte anos, sempre que alguém perguntava pela sua família, Jeannette Walls mudava de assunto. Nunca contava detalhes do seu passado. Neste livro ela finamente revela todos os segredos sobre suas origens. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, esta não é uma história triste. Sem qualquer resquício de autopiedade, Jeannette Wallls descreve suas aventuras de forma divertida, e seus pais, com profundo carinho e admiração.
O castelo de vidro é uma história de triunfo sobre todo tipo de adversidade, uma narrativa emocionante sobre o amor incondicional por uma família que, apesar de seus defeitos, deixou para Jeannette Walls uma rica herança: determinação para construir uma vida bem sucedida."


Outros livros que libertarei. Escolha o seu!


*No Teu Deserto - Miguel Sousa Tavares

Oficina do Livro
"Ali estavas tu, então, tão nova que parecias irreal, tão feliz que era quase impossível de imaginar. Ali estavas tu, exactamente como te tinha conhecido. E o que era extraordinário é que, olhando-te, dei-me conta de que não tinhas mudado nada, nestes vinte anos: como nunca mais te vi, ficaste assim para sempre, com aquela idade, com aquela felicidade, suspensa, eterna, desde o instante em que te apontei a minha Nikon e tu ficaste exposta, sem defesa, sem segredos, sem dissimulação alguma.
Foi ao terceiro dia de nossa viagem, na estrada entre Oran e Argel, Novembro de 1987."



*A Rapariga das Laranjas, Jostein Gaarder

Editora Presença
"Será possível um pai, falecido demasiado cedo, falar com o filho, através de uma carta? Esta é a experiência por que o protagonista desta história Georg Roed, de 15 anos, vai passar. Georg e o pai vão dialogar e manter finalmente a conversa de adultos que não puderam ter. Na carta, o pai de Georg fala-lhe de uma bela rapariga carregada com um saco de laranjas a quem procura incansavelmente, enquanto imagina a razão que a leva a atribuir um valor tão grande às laranjas que ele, desastradamente, fez rolar pelo chão num primeiro encontro. A Rapariga das Laranjas é um romance sob a forma de uma belíssima carta de amor de um pai que sabe não poder acompanhar o crescimento do seu filho e lhe quer transmitir o seu amor à vida e ao mistério insondável que ela encerra."


*Pequena Abelha - Chris Cleave

Editora Intrínseca
"Esta é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa...
Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola."



Ficaram interessados? Então, venham participar também do BookCrossing Blogueiro, uma forma divertidíssima de compartilhar o nosso amor pelos livros.



19 comentários:

  1. Oi, Dayse!
    Somente no dia 16 farei a postagem relacionando os participantes e por ter primeiro lido o seu post, não pedirei para ficar com o livro. Não seria justo tirar a oportunidade de outra pessoa ler. A não ser que ninguém mais o peça, daí vou querer recebê-lo sim!
    Mas antes disso, você pode divulgar o post na página do evento no facebook e lá contar da sua intenção de enviar o livro.
    Obrigada por participar mais uma vez!!
    :)
    Estou muito feliz com a sua participação!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Além desses, tenho três livros mais para libertar. Vc pode ver se algum te interessa e eu envio. Vou tentar fazer fotos deles...
      1- No teu deserto, Miguel Sousa Tavares
      2 - A Rapariga das laranjas, Jostein Gaarder
      3 - Pequena Abelha, Chris Cleave

      Envia o teu endereço por email: daisyschaefer@live.com.ar
      Beijos :D

      Excluir
  2. Olá, Dayse,

    Por estar participando dessa edição do Bookcrossing, quis dar uma passadinha em alguns blogs
    que aderiram ao evento, rsrs. Eu tenho este livro, há uns dois anos, e espero lê-lo oportunamente.
    A estória relatada nele me lembrou a dos irmãos Arquette, que contaram uma vez num programa
    de TV, que tiveram pais talentosos e ... sei lá, meio disfuncionais, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marly!
      O livro é muito bom, quando puder leia... A história é meio triste em alguns momentos, mas em outros, divertidíssima. Eu gostei mesmo, porque me encantam histórias de superação.
      Abraço

      Excluir
  3. OLá Dayse!
    NOssa, eu quero receber este maravilhoso livro, principalmente por que partiu da nossa amiga NIna que amo tanto.
    Este movimento é um dos mais legais da blogosfera e participo sempre, adoro distribuir cultura, principalmente aqui pelo Brasil que anda num momento meio capenga sobre esta questão.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beth!
      Gostei do seu: "eu quero receber este maravilhoso livro", por isso enviarei pra você, querida. Mande seu endereço por email.
      Eu também gosto muito de participar do BookCrossing... Saber que outras pessoas ficam felizes quando se deparam com os livros me estimulam a participar sempre.
      Beijinhos

      daisyschaefer@live.com.ar

      Excluir
  4. Dayse,
    Bacana está forma de fazer o livro viajar! Adorei a resenha do livro. Interessante e emocionante.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, fazer o livro viajar foi a forma que encontrei de participar mesmo estando tão longe, pois a grande maioria dos meus livros é em português, por isso não posso libertar aqui onde moro.
      O livro é mesmo ótimo, espero que quem receba também curta.
      Beijo

      Excluir
  5. Perdi o livro!! (rs*) Será bem cuidado pela Betinha!!
    Ainda tá valendo escolher um livro?
    :D
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Claro que sim! Qual ou quais vc quer?
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um deles, Dayse!
      Seu gosto literário é muito parecido com o meu (já disse) ;)
      Beijus,

      Excluir
  7. Oi Dayse! Uma maneira diferente de libertar os livros, gostei! Parabéns pela participação. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Renata!
    Foi a forma que encontrei pra não ficar de fora da brincadeira... rsr
    Beijinhos e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de compartilhar livros, então atualmente o que faço é sempre doar à biblioteca em frente à minha casa. Adorava guardar tudinho, mas não tenho espaço e tenho que me desapegar.

    ResponderExcluir
  10. Milena, eu ia muito à biblioteca quando morava no Brasil, aqui nunca fui, aliás nem sei onde tem uma biblioteca peublica em Hong Kong. Aqui em casa também tenho pouco espaço, mas ainda assim conservo um cantinho pra meus livros, só pra aqueles mais especiais. Quanto a desapegar, procuro fazer sempre que possível, os livros agradecem, né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Dayse,
    já estou aqui de canetinha na mão anotando tuas dicas maravilhosas.Coloco uma * nos dois primeiros.Vc lança junto com os livros uma excelente ideia; já aderi.
    Nessa edição do bookcrossing também libertei o meu pelo correio.
    :) Vamos espalhar livros á mão cheia!
    Dias luminosos pra vc.
    Bjinhus,
    Calu

    ResponderExcluir
  12. Pois é, Calu!
    Eu gosto tanto de projeto da Luma que resolvi fazer dessa forma pra não ficar de fora. Acho que qualquer forma de compartilhar livros é válida, seja deixando em locais públicos, entregando diretamente para amigos e conhecidos ou enviando pelo correio pra pessoas que a gente sequer conhece pessoalmente. O que importa é saber que estamos fazendo a nossa parte, né?
    Um grande abraço e obrigada pela visita. :D

    ResponderExcluir
  13. Menina Castelo de vidro está entre meus livros favoritos!!!!

    ResponderExcluir