quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ano Novo Chinês - O Ano da Serpente!


O ano da serpente

Não sei se vocês sabem, mas a festa de ano novo daqui, aquela que nós ocidentais comemoramos no dia 31 de dezembro, é um bocado sem graça. Tão sem graça que na minha primeira virada de ano em Hong Kong fiquei meio decepcionada. Isso porque esperava encontrar uma supermegafesta, mas acabei mesmo foi me deparando com uma festinha tímida e uns fogos de artifício pra lá de desanimados.
Tá, eu reconheço que em se tratando de festa de réveillon sou bastante exigente, tenho a tendência a fazer comparações entre as comemorações que acontecem no Brasil e outras comemorações de qualquer outro lugar por onde passo. Eu sei, esse negócio de ficar comparando não tá com nada, mas eu não consigo deixar de imaginar a festança que rola à beira-mar em Copa e fico meio nostálgica... E, não podemos negar que em matéria de alegria, alto-astral e animação, a galera do Brasil arrasa, né?!
Mas, passado o desapontamento inicial, fui informada que o "bam bam bam" dos chineses é mesmo o Ano Novo deles - o famoso Ano Novo Chinês. E que ao contrário de nós, que comemoramos apenas na virada do dia 31 de dezembro, sua comemoração dura vários dias... E aí sim,  ELES BOTAM PRA QUEBRAR!

tangerinas e laranjas - símbolos da abundância
A festa do ano novo chinês, também conhecida como Festival da Primavera, teve início no dia 10 de fevereiro e só vai terminar com o Festival das Lanternas no décimo quinto dia do primeiro mês lunar. Isso significa que os chineses ainda estão em período de comemoração.
Eles seguem inúmeras tradições, entre elas está o costume de decorar as casas com pequenas árvores carregadas de laranjas ou tangerinas, algo um pouco parecido com a nossa tradiçao de montar o pinheiro no Natal. Para eles, laranjas e tangerinas são símbolos da abundância.
Nessa época, os chineses decoram praticamente tudo de vermelho e dourado - cores que significam felicidade e prosperidade. E, como nós, adoram fazer uma boa comilança (comida típica deles,  é claro!!) e assistir à queima de fogos.


Envelopes para dinheiro
O Ano Novo chinês é o feriado mais importante da China - segue o calendario chinês tradicional - que é baseado no ciclo lunar - por isso o dia da comemoração muda todos os anos. É um evento familiar, durante essa época há um grande movimento de viajantes por todo o país, pessoas que se deslocam de um lugar para outro para fazer visitas familiares, a consequência disso é a superlotação em todos os lugares imagináveis.
Além disso, costumam também presentear os mais chegados, sobretudo crianças, com dinheiro dentro de pequenos envelopes vermelhos. Aliás, dinheiro é o que não falta por aqui, nunca conheci um povo pra valorizar tanto uma bufunfa... rsrs. Ah, esses envelopes também são usados para pendurar nas árvores de laranja como decoração. 


Na China cada ano é regido por um animal. Este ano é regido pela serpente, que dentro da astrologia chinesa é considerada um animal sagrado e de aspecto positivo: traz boa sorte, novas energias e está também relacionado com a sabedoria.
Os chineses dizem que o ano regido por esse animal será um ano com muitos conflitos, mas acreditam também que pode ser um ano de mudanças e idéias criativas.
Eu acho interessante eles acreditarem nisso e tal, mas vou logo adiantando que eu de supersticiosa não tenho absolutamente nada, e esse negócio de energia positiva, serpente... hum, sei não, só de imaginar uma serpente perto de mim a tal da energia desaparece por completo, não consigo sequer correr...rsrs!!
Mas, como quem tá na chuva é pra se molhar, já que estou aqui aproveito para expandir meus horizontes e aprender um pouco mais sobre as tradições chinesas e, de quebra, ainda desfruto da festa.

Os chineses estão celebrando 4711 anos... Então, desejo a todos: Kung Hei Fat Choi!! 
Feliz Ano Novo!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário