sábado, 25 de maio de 2013

Coisas da China...

Todas as vezes que vou ao salão de beleza vem uma funcionária perturbar minha alma me oferecendo tratamentos estéticos. Eu SEMPRE recuso, porque já percebi que ela só quer mesmo garantir alguns trocados. Pra quem não sabe, os chineses de Hong Kong são completamente tarados por dinheiro, o que eles puderem fazer para arrancar alguns dólares a mais do seu bolso, pode ter certeza que farão.
A história que vou contar hoje, apesar de irritante, não deixa de ser também engraçada: estava no salão de beleza para fazer as unhas e, conversa vai conversa vem, quando dei por mim uma funcionária  já estava ao meu lado vendendo seu peixe.
Começou a tocar no meu rosto, avaliar minhas manchinhas escuras, tocou nas minhas mãos e começou mais uma vez o seu velho discurso, oferecendo seus tratamentos milagrosos e rejuvenescedores. Com a minha recusa, ela lembrou de usar uma tática que não havia utilizado até então. Provavelmente deve ter achado que tocaria no meu emocional e me convenceria a aceitar o tal tratamento.
Desta vez, a funcionária me garantiu com todas as letras que depois desses tratamentos eu ficaria branquinha. Eu até tentei argumentar, mas não adiantou muito, então preferi calar a boca e esperar que ela terminasse de explicar tudo que queria.
Depois de todo o seu blábláblá minucioso eu disse educadamente que não queria  fazer tratamento nenhum, que estava satisfeitíssima com a tonalidade da minha pele e tal… Mas ela não quis aceitar meus argumentos e puxou logo a calculadora para negociar. Aqui, puxar a calculadora é normal, os chineses sempre tentam negociar o preço com os clientes.
Foi um sacrifício fazer essa mulher entender que eu não faço questão alguma de ser a Branca de neve, que sou morena e gosto de ser morena, pra espanto dela, que me olhou como se tivesse visto um ET.

_ Como assim, no Brasil as mulheres não querem ficar brancas?
_ Não, a gente até gosta de curtir uma praia de vez em quando pra pegar um bronze!
_OMG! Day, você PRECISA fazer esse tratamento IMEDIATAMENTE, você vai ficar muito mais branca. (e deu bastante ênfase no braanca).

Puxa, depois de tudo que falei ela ainda insistiu nesse assunto de virar branca. Qual parte do eu gosto de ser morena que ela não entendeu? Só faltou mesmo desenhar que não tenho a menor intenção de virar o Michael Jackson… (rsr)
Depois do sufoco em me livrar da funcionária eficiente/pegajosa, fiquei com uma vontade enorme de gargalhar, então pensei cá comigo: eu passo cada perrengue! Mas, pra ser bem sincera, é uma das vantagens de viajar, de morar no país dos outros, de conhecer outras culturas... eu acabo aprendendo, ainda que à força, a conviver e a respeitar as diferenças.

Já em casa, lembrei-me de uma moda que apareceu por aqui no verão passado. Estou até pensando seriamente em me juntar às chinesas que aderiram a ela, tudo apenas para conservar a brancura da pele. 🙂

Abaixo, uma pequena amostra:


Esclarecendo:
 Pessoal, na China as mulheres têm que ter a pele clarinha, quanto mais branca, melhor! Ser branca é sinônimo de ser chique e elegante, de que se tem um alto nível econômico. Só tem a pele queimada de sol as mulheres pobres, aquelas que trabalham no campo, na colheita do arroz.

Ai, ai, coisas da China…

6 comentários:

  1. Nossa, não acredito que as moças usavam essas máscaras!! Que loucura!!!
    Eu já tinha ouvido falar sobre a obceção das chinesas com a pele branca, mas não sabia que era nesse nível. Interessante saber um pouco mais sobre a cultura de Hong Kong. Adorei!!! Bom domingo :-)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Sandra, elas são mesmo obcecadas com a brancura da pele. Nas lojas a gente encontra uma variedade enorme de produtos que ajudam a clarear a pele, é incrível!
    Eu, sinceramente, não acho tão atraente o rosto muito pálido, pode até ser branquinho, mas pelo menos que tenha um rosadinho pra passar uma impressão mais saudável... Mas, como se diz lá no Brasil: cada doido com sua mania, né?!...rsrs
    Bom domingo pra vc também ;)

    ResponderExcluir
  3. Ja tinha notado por aqui, Day, as chinesas e as japonesas valorizam mesmo a pele branca, tanto que todas qd viajam de ferias, estao nao somente com maquinas fotograficas em punho, mas tbm sempre carregam um guarda sol consigo.

    Day, so agora lembrei que fiquei de te enviar uma lista de uns livro que tenho aqui ne? caramba, esqueci completamente... vou mandar em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi,Nina!
    É verdade, as orientais na hora de defender a saúde da pele não brincam em serviço, se bem que às vezes eu acho que elas exageram, e muito!!
    Olha só, sem pressa pra enviar a lista de livros, só quando vc tiver um tempinho mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Day, obrigada pela visita, e vou ficar por aqui, conhecendo um pouquinho da China.
    Acho que é uma cultura fascinante e é bom ter a visão de uma brasileira sobre o assunto.
    Muito prazer!
    E, se gosta de ler, lá no blog tem uma lista de uns que já li este ano e os que estão na fila. rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo recadinho, Lúcia!
    Pode deixar, vou dar uma olhadinha na sua lista de livros.
    Abraço.
    :)

    ResponderExcluir