terça-feira, 7 de maio de 2013

Morar no morro até que é legal!!


Vista de Hong Kong

Logo que meu marido e eu colocamos os pés em Hong Kong começamos uma corrida desenfreada em busca de um lugar legal pra morar. Foram dias intermináveis visitando um monte de apartamentos. Chegou um momento que eu já estava tão cansada dessa tarefa, que confundia cozinha de um com banheiro de outro e sala de mais outro. 
A parte mais difícil foi decidir com qual dos apts ficaríamos - foi preciso avaliar minuciosamente as vantagens e desvantagens que cada um dos apês oferecia: distância da escola das crianças, local pra levar o cachorro pra passear, transporte público disponível por perto e mais algumas coisinhas. No final, o apê escolhido foi aquele localizado justamente no alto da montanha. Conclusão, pegamos nossa bagagem e subimos o morro!

No início, eu fiquei meio em dúvida sobre vir ou não morar aqui em cima, mas agora sei que foi a decisão mais acertada. Hoje, não consigo me imaginar morando em outro lugar. 
Aqui, no topo da montanha, o clima é muito agradável; no verão, enquanto a galera fica lá embaixo derretendo no calor, nós temos um clima mais ameno. É bem verdade que no inverno faz mais frio, que o vento às vezes é cortante e desestimula sair pra uma pequena caminhada, mas isso é apenas um detalhe sem grande importância.
O certo é que quando foi decidido que viríamos morar aqui em cima alguns colegas tentaram nos fazer mudar de ideia; disseram que seria horrível, que não aguentaríamos muito tempo, que no inverno passaríamos a maior parte do tempo entre as nuvens... É assim mesmo, eles não  nos enganaram, mas o que eles não sabiam é que eu adoro essa paisagem de neblina. Muitas vezes tem tanto nevoeiro que não enxergamos um palmo adiante do nariz, mas mesmo assim eu gooosto!! A paisagem fica com um quê de mistério e, por alguma razão que desconheço, sempre que está assim me lembro do livro "O Morro dos Ventos Uivantes"... rsr


Nevoeiro típico no Peak!

Aqui em cima me sinto segura, me sinto em casa, me sinto livre. The Peak, como é conhecido, é o ponto mais alto da ilha de Hong Kong (552 metros de altura) e também o melhor lugar para aspirar ar fresco e puro. É um lugar bom pra morar desde que apareceram os britânicos no século XIX. Foi aqui onde eles construíram suas casas de veraneio para fugir do calor  da cidade. Além disso, as vistas são espetaculares. 


Nascer do Sol


Paisagem da janela

Eu vejo todos os dias da janela de casa o nascer do sol, quer privilégio maior que esse? Pra mim, esses presentes que recebemos da natureza valem mais que qualquer coisa. Sempre que acordo e vejo o Sol nascendo, vermelho vivo, tal qual uma bola de fogo, sorrio e agradeço por esses pequenos detalhes que algumas vezes deixamos passar despercebidos, mas que na verdade são importantes e podem fazer toda a diferença. 



No Peak tem verde pra caramba, muitos bosques preservados, nem parece que fica em Hong Kong, uma cidade com arranha-céus pra todo lado e movimentada a toda hora. É como morar no campo tendo a cidade aos nossos pés.


Trenzinho que sobe para o Peak

A forma mais prática e bonita de subir até aqui onde moro é utilizando o Peak Tram, um trenzinho que lembra muito aquele que sobe para o Corcovado, no Rio. 
O Peak além de ser um local bonito vive sempre lotado de turistas munidos de câmeras fotográficas esperando o nascer e o pôr do sol ou simplesmente esperando anoitecer pra fotografar a cidade do alto. Eu, simplesmente, acho uma delícia sair de casa e ver tanta gente turistando e desfrutando das belas vistas.

Pois é, morar no morro tem suas vantagens, sem falar que subir uma ladeirinha de vez em quando é excelente pra definir as pernas, né?! 
                                                                    ***

4 comentários:

  1. Nossa, parece uma delícia mesmo... E que legal que encontraram o cantinho de vocês aí... Aliás, acho que é isso que importa... Estando bem, com as pessoas que ama ao lado e ainda num lugar tão bonito é uma boa maneira de viver, hehe... O que andas lendo Day??? Beijãooo e bom restinho de semana...

    ResponderExcluir
  2. Oi Aliny, tudo bem?
    Vc tem razão, o que importa mesmo é quando estamos ao lado das pessoas que amamos, mas se for num lugar bonito melhor ainda, né?! rsr
    As minhas leituras andam meio enroladas, terminei a trilogia 1Q84 e comecei As virgens suícidas, só que ainda estou longe do fim. E vc, que conta?
    Bom finde!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Hong Kong deve ser incrível!!!!! Adoro cidades agitadas, rs...
    Pelo jeito o cantinho de vocês é inspirador. Só de pensar na vista que se tem ai de cima... nossa vale muito a pena morar no morro...rs... Curta a paisagem :-). Um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sandra!
    Eu também gosto de cidades bem movimentadas, mas gosto de ter a opção de me recolher a um lugar mais calmo quando necessário. Justamente por isso gosto de morar aqui, sei que tenho tranquilidade mas qdo quero rapidinho estou no meio da muvuca...rsr
    Beijos e obrigada pela visita.
    ;)

    ResponderExcluir