quinta-feira, 8 de maio de 2014

Então, a culpa é da vítima?

Eu não sei se estou ficando retrógrada, mas a verdade é que ando com muitas dificuldades em compreender  o ser humano, principalmente quando vejo toda essa violência que tem assolado o mundo ultimamente... Por conta do tema Violência, comecei um bate-papo saudável com uma conhecida, mas infelizmente acabou mesmo se transformando numa discussão bastante acalorada. 
Começamos a falar sobre as informações que são vomitadas diariamente pelos meios de comunicação e rapidamente invadem as redes sociais. Eu disse que a mídia tem o incrível poder de manipular pessoas, e com a proliferação das redes sociais, as notícias - verdadeiras ou não - tomam proporções assustadoras.
As pessoas hoje em dia não se dão mais ao trabalho de verificar se uma informação é proveniente de fonte idônea e se a pessoa que a postou é confiável. Isso, infelizmente, tem causado mal-entendidos gravíssimos; tem levado pessoas (pouco esclarecidas) a cometerem crimes hediondos, como esse que aconteceu sábado passado no Guarujá.
Minha conhecida discorda totalmente de minha opinião... Ok, é um direito dela! 

Ela simplesmente acha que a dona de casa que foi assassinada a socos, pontapés e pauladas no meio da rua por mais de cem pessoas foi morta dessa forma cruel e violenta porque algo de muito errado deve ter feito. Segundo minha conhecida, como a tal mulher sofria crises de bipolaridade, provavelmente era antissocial, possuía má índole e não era bem-vista pela sociedade... Tá, mas agora sou eu que discordo!

Eu repito, devo estar ficando com o raciocínio lento demais, porque sou incapaz de entender certas opiniões e atitudes. Custa-me muitíssimo acreditar que algumas pessoas ainda possam ter a mente como tinham aquelas que viviam na Idade da Pedra. Custa-me muitíssimo aceitar que alguém possa ter a vida ceifada pelo simples fato de não agradar a todo o mundo, por não fazer parte do rebanho.

Penso que o que falta no Brasil é educação, minha gente. A massa está sendo manipulada pela mídia pelo simples fato de não saber pensar, de não saber distinguir o real da ficção, o bom do ruim. O governo não investe na educação porque é muito mais fácil enganar e controlar um povo que tem o cérebro do tamanho de uma ervilha. Não investe na educação porque é muito mais fácil comprar o voto de alguém que tem a mente estagnada
.
Muito me entristece saber que a violência e a criminalidade têm crescido e tomado conta do meu país como um câncer, sem cura. Muito me entristece ligar a TV - do outro lado do mundo - e me deparar com imagens do meu país tal qual uma arena, onde feras avançam desesperadamente em busca de sangue. Muito me entristece saber que o país que eu tanto amo já não é mais o mesmo de outrora. Muito me entristece saber que pessoas, ditas evoluídas, agem como animais selvagens.

É uma grande pena que a humanidade esteja indo por esse caminho, que tenha decidido fazer justiça com as próprias mãos, se achando no direito de decidir sobre a vida e a morte de uma pessoa. Encerro meu desabafo usando as palavras de Deusa - minha querida irmã:

Isso que está acontecendo no Brasil tem vários nomes: ignorância, intolerância e FALTA DE AMOR. Temos de ter cuidado com a infâmia, a injúria e a maledicência, porque qualquer um de nós pode ser a próxima vítima da injustiça.

Aaaah, parem o mundo que eu quero descer! :(

6 comentários:

  1. É isso aí mana, em certos momentos da mesmo vontade de pedir pra sair. :(

    ResponderExcluir
  2. Olá Day!
    Perfeito! Estou contigo em cada palavra postada aqui, pois também percebo isto pelas redes sociais, percebo que a falta de educação é o nosso grande calo e vai continuar assim se políticos indecentes como estes continuarem a dominar as massas por aqui.
    Também me envergonho quando viajo e vejo pela tv estas barbáries que vem acontecendo no Brasil. Não é possível que um governo não se toque, não vá em rede nacional dar um basta nisso, criar vergonha e cuidar de seu povo que necessita de tanto.
    Sua amiga é uma pessoa com poucas luzes, esta é a verdade.
    um super abraço carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      Não sei, talvez eu tenha exagerado um pouco, talvez tenha escrito o texto muito emocionada por conta desses acontecimentos. Sei lá, o certo é que essa história me deixou profundamente triste. Eu queria tanto só ouvir coisas boas sobre o Brasil. Queria tanto ler que na lista dos países com a melhor educação do mundo o Brasil não aparece tão lá atrás. Enfim, queria ver melhoras!
      Eu sei que há pessoas que nunca frequentaram uma escola e são pessoas do bem, pessoas que têm ética, têm Deus, têm amor ao próximo. Mas ainda assim eu continuo acreditando que só a educação pode salvar uma nação do caos.
      Beijos

      Excluir
  3. Também penso como você sobre a manipulação da mídia. Há alguns anos parei de me intoxicar com informação, pois para mim excesso de "informação mata a informação"! A notícia espetacular de hoje, em algumas horas já não é mais notivade e em alguns dias até foi esquecida, e muito do que nos fizeram acreditar não era verdade!!!

    Sobre o "raciocínio" da sua conhecida, por mais que eu discorde totalmente, entendo como trabalha o inconsciente de algumas pessoas. Precisamos racionalizar o irracionalizável, e é uma defesa psicológica acreditar que a pessoa que foi vítima "fez por merecer", assim, "se ela faz tudo direitinho, não corre risco". Pois vamos parar para pensar, com toda essa violência que nos mostram lá fora, a gente pode sentir tanto mede de ser agredido "por nada" que não saímos mais de casa, o que acontece com muitas pessoas que desenvolvem a síndrome do pânico, ou outras que são acusadas de "paranóicas". Para podermos sair de casa com uma certa paz, alguns inconscientes preferem acreditar que isso aconteceu com os outros que não tiveram um comportamente exemplar... Bom, esse é meu ponto de vista, espero ter sido clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena!
      Eu não entendo nada sobre a mente humana e pra ser bem sincera, pouco leio sobre esse assunto. Talvez por isso não tenha compreendido muito bem o pensamento dessa pessoa. Mas a sua explicação faz sentido, talvez seja isso mesmo, as pessoas precisam pensar que fazem parte de um grupo, que agem de acordo com aquilo que consideram ser um comportamento exemplar, e por isso tendem a achar que quem sofre algum tipo de preconceito ou violência merece por não se ajustar ao meio em que vive... Mesmo sabendo que isso pode acontecer em alguns inconscientes, como disse no meu desabafo, é triste constatar que uma vida foi tirada apenas porque a pessoa não faz parte de um determinado grupo. Mas, enfim, fazer o quê?
      Você foi clara, sim! Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir