domingo, 9 de novembro de 2014

Vamos compartilhar livros, pessoal?

"(...) era uma pena a falta de leitura não se converter numa doença, algo como um mal que pusesse os preguiçosos a morrer. Imaginava que um não leitor ia ao médico e o médico o observava e dizia: você tem o colesterol a matá-lo, se continuar assim não se salva. E o médico perguntava: tem abusado dos fritos, dos ovos, você tem lido o suficiente? O paciente respondia: não, senhor doutor, há quase um ano que não leio um livro, não gosto muito e dá-me preguiça. Então, o médico acrescentava: ah, fique pois sabendo que você ou lê urgentemente um bom romance, ou então vemos-nos no seu funeral dentro de poucas semanas. O caixão fechava-se como um livro." 

Eu gosto muito do trecho acima, retirado do livro 'O filho de mil homens', do escritor português Valter Hugo Mãe. Gosto porque acho engraçado, mas sobretudo porque remete à importância da leitura... E toda vez que eu penso na importância de ler e compartilhar livros, lembro do BookCrossing Blogueiroum projeto superbacana organizado pelo blog da Luz de Luma, que tem como principal objetivo a propagação da leitura. A 9ª edição do BookCrossing acontece de 8 a 16 de novembro.

Fiquei por dias pensando sobre o que escreveria, como conseguiria passar toda a admiração e entusiasmo que sinto pelo projeto, mas acabei mesmo sem nenhuma ideia inovadora. Portanto, a única coisa que posso dizer é que a leitura é uma das coisas mais maravilhosas da vida; a leitura nos leva para outros mundos, nos faz pensar e refletir sobre diversos assuntos, nos faz viajar para lugares desconhecidos e por vezes encantadores, faz aumentar nosso conhecimento e também nosso vocabulário, enfim, há inúmeras razões pelas quais a leitura não deve deixar de fazer parte do nosso dia a dia. Sabendo disso, o ato de compartilhar livros se torna ainda mais satisfatório, porque além de doarmos os livros, com eles enviamos também todas as coisas boas, bonitas e interessantes que uma boa história é capaz de oferecer a um leitor.
Bom seria se neste mundo moderno, atualmente tão controlado pela tecnologia, em vez de celulares e jogos eletrônicos, as pessoas portassem mais livros... Seria uma delícia, né não?!
O meu desejo mais profundo é que essas pessoas realmente possam desfrutar dos livros que libertamos, que leiam e que voltem a libertá-los por aí, e que façam disso um hábito para toda a vida.


Decidi doar quatro livros. Alguns deles estão em português, por isso não posso doá-los aqui onde moro. Como da outra vez, pretendo enviá-los pelo correio para aquelas pessoas que estiverem interessadas. Basta apenas deixar um recadinho dizendo qual livro deseja receber. O envio será por ordem de chegada, quem pedir primeiro, leva.
Espero que vocês também se animem e decidam libertar aqueles livros que estão parados na estante.
Sim, pessoal, deixem os livros circular livremente e encantar outras pessoas mundo afora. :D

Livros que serão libertados:



O Guardião de Memórias, de Kim Edwards


Nada dura pra sempre, de Sidney Sheldon


Things Fall Apart, do escritor nigeriano Chinua
Este, por ser em inglês, será libertado aqui mesmo em Hong Kong


Os Descendentes, de Kaui Hart Hemmings






Participem! :)

7 comentários:

  1. Oi Day!
    Eu já fui leitora compulsiva do Sidney Sheldon, rs, considero a sua escolha maravilhosa para esquecer!!! :)
    O Guardião de Memórias é outro livro que gosto muito.
    Parabéns pela postagem!
    Viva o esquecer! rs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana!
      Eu não sou leitora do Sidney Sheldon, na verdade só li mesmo esse livro, mas sei que a agrada a muitas pessoas, por isso decidi libertá-lo. Espero que o novo dono curta a leitura.
      Obrigada pelo comentário
      Um abraço :)

      Excluir
  2. Oi, Dayse!
    Na edição passada do Bookcrossing Bllogueiro lembro que dois livros do Sidney Sheldon foram libertados e com pesar; as pessoas realmente gostam do autor. Eu nunca li nada dele, mas acho que já assisti todos os filmes que foram baseados em sua obra, incluindo o filme que foi inspirado no livro que irá libertar. Ah, também "Jeanne é um Gênio" e "Casal 20" (rs*). Viajei!
    Você me enviou dois livros que amei e que nesse bookcrossing blogueiro foram libertados - ainda não tive tempo de fazer o post... Então não me arrisco a pedir qualquer livro. Vou deixar a chance para outros participantes!
    Obrigada por participar mais uma vez do bookcrossing blogueiro! Fico bastante feliz quando encontro pessoas que verdadeiramente são simpáticas ao movimento!
    Ah, você deixou escrito algumas anotações na contra capa do livro "A Rapariga das Laranjas" - endereços e algumas referências e fiquei pensando se não iria lhe fazer falta. Tirei uma foto e se quiser te envio... se não, avisa para deletar! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      É verdade, já ouvi muita gente falando bem do Sidney Sheldon, pensei que só eu nunca tinha lido nada dele... Pra ser bem sincera, nem sabia que esse livro havia sido adaptado para o cinema. Vou procurar assistir ao filme.
      Fico contente que tenha gostado dos livros, eu também gostei dos dois, mas "A rapariga das laranjas" conseguiu me emocionar muito mais.
      Lembro sim das anotações na contra capa de um dos livros, mas não são importantes, pode deletar a foto.
      Ah, pode deixar, te enviarei um dos livros.
      Beijo

      Excluir
  3. Dayse,

    Vim lá da Luma Rosa. Ela acabou de postar sobre a sua iniciativa de doar os livros.
    Sou brasileira e moro na Nova Zelândia. Gostaria de ganhar um desses livros. O único que li foi o Guradião de Memórias. Portanto, qualquer um deles, vai me deixar muito feliz.
    Participo do BookCrossing, já alguns anos, e amo essa iniciativa. Aqui na NZ, não tive a sorte de conhecer nenhum brasileiro que goste de ler. Os que doei, vi fechados na estante, e pedi de volta. Risos.
    Amei a sua ideia.
    Gostei muito do texto que você escolheu.
    Terei um enorme prazer de lhe enviar um livro também. Aguardo seu contato.
    mariluce.lucinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucinha!
      Enfrento o mesmo problema aqui em Hong Kong, porque não conheço pessoas que gostem de ler e compartilhar seus livros, por isso é um pouco mais difícil participar do projeto. Mas, enfim, eu faço um pouco diferente, enviando os livros pelo correio pra poder ficar por dentro da brincadeira, e também porque essa foi a única forma que encontrei de poder libertar os livros em português que possuo. Até agora tem dado certo.
      Enviarei um dos livros pra você.
      Um abraço :)

      Excluir
  4. Oi Dayse
    Cheguei aqui pelo blog da Luma.
    Adorei sua idéia de mandar os livros.
    Adoro Sheldon, este ainda nao li, mas li a maioria dos livros dele.
    Fiquei curiosa pra ler o que a Luma recebeu.
    Vou passear pelo blog.
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir