sábado, 11 de maio de 2013

Um lugarzinho pra lá de especial!

Eu nunca fui muito boa em dar dicas de restaurante pra ninguém, porque tenho um gosto um bocado peculiar para comida. Como tudo muito picante, por causa desse meu gosto meio fora dos padrões, acho que não tenho cacife pra indicar bons lugares pra quem gosta de degustar boa comida. Mas de qualquer maneira, no texto de hoje me arriscarei a indicar um restaurante que conheci dia desses e achei muito especial... Especial em todos os sentidos!
Às vezes, do nada, saio à procura de algum lugar pra comer, só que encontrar durante a semana uma mesa livre em qualquer restaurante do centro de Hong Kong na hora do almoço é uma dificuldade. Qualquer birosquinha, por menor que seja, tem sempre uma fila quilométrica na porta esperando pra entrar. Quando eu já estava quase desistindo, eis que avisto um restaurante completamente vazio, o iBakery. Decidi entrar e experimentar, assim meio sem dar nada pelo local, eu tenho a péssima mania de achar que se não tem ninguém dentro não presta, mas dessa vez me equivoquei, porque comi e gostei.
Logo que entrei reparei que o lugar é bem espaçoso e com menos mesas que o habitual. Notei também que havia um chefe dando ordens para os funcionários... Ele fez uma rodinha com todos e falava, e explicava, e gesticulava.




iBakery4-001


Isso chamou bastante a minha atenção, eu achei esquisito pra caramba o cliente entrar e o cara ficar ensinando na hora o que o funcionário tem que fazer.
Quando a garçonete chegou pra anotar o pedido, percebi que ela falava com um pouco de dificuldade e se movimentava também com mais lentidão. Demorou um tempinho até que a distraída aqui percebesse que se tratava de funcionários portadores de deficiências. Apesar de saber da importância de inserir a pessoa com necessidades especiais no mercado de trabalho, confesso que fiquei tocada, pois nunca tinha estado em um restaurante assim. Eu até sei que   muitas empresas no Brasil, devido à existência da lei de cotas, costumam contratar e dar treinamento preparatório para pessoas com alguma necessidade especial, mas um restaurante cujos funcionários são, em sua maioria, deficientes, eu ainda não conhecia. Até pensei no início que o restaurante estava vazio demais, mas aí, pra me deixar ainda mais desconcertada, o restaurante começou a encher e ficou sem nenhuma mesa disponível. Foi então que comecei a observá-los e entendi que o lugar era espaçoso e com menos mesas exatamente pra que eles pudessem se movimentar melhor.

O iBakery é um empreendimento social que opera junto com o grupo Tung Wah Hospital. Foi fundado em 2010 e conta com uma cafeteria/restaurante, uma padaria e um local onde são ministrados cursos de panificação para pessoas com deficiência. O objetivo desse empreendimento é promover a inclusão social.
O que achei mais interessante nisso tudo foi terem aberto espaço para pessoas que trabalham mais devagar que as demais, em um lugar onde tudo funciona com uma rapidez incrível: os clientes chegam rápido, comem rápido e querem pagar e sair rápido. E mesmo assim funciona direitinho. 
Tá, mas e a comida? Pois é, eu disse que não sabia dar dicas de restaurante, né? E não sei mesmo, mas posso assegurar que o rango é muito bom. O iBackery na hora do almoço serve comida quente, eles oferecem um cardápio com o menú do dia: pequenas porções, porém deliciosas. Eu adorei e recomendo!!!

Funcionários/Alunos no iBakery

Quando saí do restaurante, pela quantidade de pessoas que já estava na porta esperando pra entrar, deu pra perceber que eu não fui a única a aprovar. Pelo visto chineses e estrangeiros também aprovaram, não apenas a comida mas a importância de empregar pessoas com algum tipo de limitação. Coisa linda de se ver... Quem dera muitos outros locais assim existissem.

E você, conhece algum restaurante desse tipo na cidade onde mora?

Um comentário:

  1. Oiiii DAY!!!!!! Obrigada pelo carinho flor... É muita alegria mesmo... Eeee, parte do clube das corujas, hehe... Beijãooo e um fim de semana iluminado!!

    ResponderExcluir